Urbanização Quinta de S. Pedro

PT

Esta Urbanização contempla cinco edifícios de habitação coletiva e comércio. O projeto de loteamento juntamente com as solicitações do Dono da Obra ditou um conjunto de condicionantes que estruturam o projeto de arquitetura.

Os edifícios implantam-se em retângulos de 41x16m, são divididos em dois corpos independentes, com cércea e áreas distintas. Desenvolvem-se longitudinalmente no sentido nascente/poente, e são compostos por dezassete fogos de habitação de tipologias T2 e T3 e cinco lojas. No alçado principal um volume de um piso, com 7x7m, destaca-se destes volumes e corresponde a uma loja. Abaixo da cota de soleira existem dois pisos em cave destinados ao estacionamento.

A conceção do conjunto assenta numa ideia de repetição e monolitismo, uma vez que os edifícios se pretendiam todos idênticos, e a imagem aspirada não deveria recorrer ao uso de varandas ou elementos balanceados. Procurou-se dotar os edifícios de uma imagem atual, capaz de garantir a robustez e a continuidade urbana. 

O sistema de composição da fachada revela o sistema estrutural, assumem-se as lajes de separação dos pisos e os vãos estruturais são fechados por conjuntos de caixilharia de alumínio e panos de parede de tijolo face à vista. As portadas interiores em madeira e as portadas de alumínio de lâminas orientáveis, pretendem quebrar a rigidez da composição, criando cheios e vazios desordenados. A simetria está presente na generalidade da proposta arquitetónica sendo subvertida em algumas situações.

Os acessos verticais e as zonas de distribuição dos apartamentos ocupam os núcleos dos edifícios, de forma a proporcionar uma melhor distribuição e organização interior. Embora bastante condicionada pelo projeto de loteamento, procurou-se uma favorável distribuição interna dos apartamentos face á orientação solar.

Nas fachadas principal e posterior, o edifício assenta sobre um embasamento de ardósia ao cutelo que é rasgado pelas entradas para a habitação, destacando-as da restante área comercial. Este embasamento prolonga-se a sul abraçando o pequeno volume de comércio, que tenta evocar a escala do lugar e do pequeno comércio de bairro. 

EN

In update.

Categoria. Category

Arquitetura Residencial. Residential Architecture.

Localização. Location 

Vila Real, Portugal

Tipo. Type

Construção de Raiz. Construction from scratch.

Data. Date 

2004

Estado. Status

Construído. Built

 

Anterior
Anterior

Salão do Mercado