Edifício em Condeixa

PT

Este edifício tem mais de um século, e está inserido no núcleo histórico de Condeixa-a-Nova, na área nobre da vila, motivo pelo qual será recuperado. Como o seu interior está em estado de degradação acentuada, proceder-se-á à demolição do seu interior, conservando-se a fachada principal e as paredes envolventes. Todos os elementos anexos construídos posteriormente à construção principal serão demolidos, porque desvirtuam o edifício original.

A altura da fachada principal será mantida, e a linha de cumeeira será alinhada pela construção contígua de modo a conceder ao terceiro piso do projeto condições de habitabilidade.

Pretende-se ampliar a área de construção, na traseira do lote, no segundo e terceiro pisos, de modo a tornar rentável este investimento. Nasce assim, posteriormente, um novo volume, encostado à empena vizinha a norte, alinhado pela sua cércea, mantendo o afastamento regulamentar da casa implantada a sul. Este novo volume pretende-se assumidamente contemporâneo para contrastar com a casa antiga. 

Quanto ao seu programa, o rés-do-chão apresenta um espaço amplo e flexível para a instalação de um estabelecimento comercial, apoiado por duas instalações sanitárias acessíveis, e ainda um pequeno arrumo. Os restantes pisos apresentam três espaços independentes, para a instalação de escritórios ou de prestação de serviços. Cada um dos pisos tem uma instalação sanitária mista e acessível. No segundo piso, por debaixo do vão do telhado o espaço foi dividido em três arrumos, destinados a cada um dos escritórios.

Toda a nova estrutura será feita em betão armado e as paredes laterias da construção original em alvenaria de pedra, a manter, serão tratadas.

A fachada principal será tratada de fendas e fissuras e será executada uma argamassa pobre à base de cal, as caixilharias serão substituídas por novas caixilharias em alumínio termolacado com vidro duplo, com desenho idêntico aos originais, mas eliminando a quadrícula original. A porta de entrada será de segurança revestida a madeira em ambas as faces, e terá apenas uma folha. As paredes exteriores da nova construção serão ventiladas e revestidas em chapa em aço galvanizado pré-lacado. 

A cobertura da antiga construção será em telha, com beiral e cume executados com desenho idêntico ao original. Na nova construção a laje será plana e revestida com chapa sanduíche guarnecida com lã de rocha.

EN

Under update.

Categoria. Category

Comercial e escritórios. Comercial and offices

Localização. Location 

Condeixa-a-Nova, Portugal

Tipo. Type

Reabilitação. Rehabilitation

Data. Date 

2016

Estado. Status

Construído. Built

 

Anterior
Anterior

Casa em Alqueidão

Próximo
Próximo

Ecocentro de Loures